terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O ANO EM QUE CHEGAREMOS A PLUTÃO
Para a exploração espacial, 2014 foi o ano da Missão Rosetta e do pouso no cometa 67P.
Já 2015 o da chegada a Plutão. A sonda New Horizons, lançada em 2006 pela Nasa, aproximar-se-á do planeta anão.
As melhores imagens hoje disponíveis desse inexplorado corpo celeste foram feitas por telescópios espaciais como o Hubble, e não revelam detalhes.
“Pela primeira vez, Plutão e seus satélites serão mostrados de forma concreta e deixarão de ser apenas pontos de luz, que é a forma como os telescópios os veem”, diz o astrônomo Hal Weaver, responsável pela missão da Nasa.
Reportagem do site de VEJA traz mais informações sobre a trajetória da New Horizons e uma lista com as outras sete principais missões espaciais.


Vá pro raio que o parta

As chuvas de verão vieram acompanhadas de grande número de descargas elétricas. No Sul do Estado, em um único dia, foram resgistrados pela Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat) 493 raios em Orleans, 427 em Armazém e 400 em Braço do Norte. Sul de SC.
Em SC só nos primeiros dias do verão de 2015, matou gente; e numa tacada só 24 rezes de gado. Procure conhecer os cuidados para evitar que você sirva de para-raio no estado de maior incidência de descargas elétricas (relâmpagos), quase sempre fulminantes. Leopoldo Miglióli – Jornalista Léo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário