terça-feira, 27 de janeiro de 2015

ERA DO AQUECIMENTO GLOBAL


Apenas o início do fim do mundo

            Quando será ninguém sabe. Mas que está a dar os enésimos passos, isso está. Assim como para dar 100 passos há que se dar o primeiro.
            Pode acontecer daqui a 100, 200 anos, 500, 1000, um 1.000.000, talvez demore mais ainda.
            Tudo depende do comportamento e cuidados da raça humana, a única espécie predora da natureza.
            O clima; as intempéries, seguidos de desastres, só podem retardar o fim do mundo. Evitar não. A era do aquecimento global já deu o primeiro passo.
            Todos tentam escapar de alguma forma do sol, que arde incessantemente. Quando para, é para dar lugar a alguma tempestade gigantesca que se forma. Está difícil de encontrar o equilíbrio em nosso clima.
           
O alerta da sede

            Que a real falta de água em São Paulo e a situação preocupante por conta de seca que vivem os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais nos sirvam de alerta. Algo que há muito se fala, mas pouca atenção se dá. A água precisa ser tratada como um bem inestimável como realmente é. Pagamos barato por ela e por isso damos pouco valor. Só nos cai a ficha – nós: população, governo e empresas – de quão fundamental ela é quando a torneira seca.
Temporais: relâmpagos, trovões e alagamentos

            Com as temperaturas elevadas, passando dos 30 graus, é comum correr, no fim do dia, fortes trovoadas e tempestades. Gaspar foi uma das cidades afetadas pelas chuvas e sofreu com as enxurradas: foram registrados alagamentos em praticamente todos os bairros da cidade. O mais atingido foi o Gaspar Alto – onde chegou a chover 111 milímetros em uma hora durante o temporal. E que dizer dos desastres ecológicos de 83/84 e mais recente de 2008.
            Para prevenir acidentes e evitar transtornos ainda maiores, a Defesa Civil repassou algumas orientações à comunidade.
            Em caso de alagamentos, deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas: fechar janelas e portas; e não manusear equipamento elétrico ou telefone devidos aos raios e aos relâmpagos, nem se abrigar debaixo de árvores na hora das trovoadas.
            Quanto aos deslizamentos de terra, o órgão lembra que é importante observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências e à inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário