quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

BACIA AMAZÔNICA


         A bacia do Amazonas está localizada entre as montanhas do sistema Brasileiro, Guiano e Andino, correspondendo a uma área de 6.430.000 km².
        Deste total, perto de 5.318.000 km² estão no Brasil. O principal rio dessa bacia é o Amazonas, que corta completamente o Estado e parte do Pará. Lança-se, no oceano Atlântico.
        Seu estuário mede 335 km de largura, uma distância quase como Rio e SP. Está situado entre o cabo do Norte e a ponta da Tijioca. É dividido em dois braços: Macapá e rio Pará.
        O Amazonas é o maior rio do mundo em volume de água. Com uma extensão de 5.560 km, corre 3.165 em território brasileiro e o restante em território peruano, onde nasce.
        Sua largura máxima é na altura do rio Xingu, treze quilômetros, e a menor é em Óbidos, Santarém, com 1.892 m. Sua profundidade varia de vinte a duzentos metros, e até mais.
        Os afluentes do rio Amazonas são mais de mil. Os mais importantes são: Margem direita, Javari, Juruá, Tefé, Purus, Mdeira, Tapajós, Xingu e Tocantins; na esquerda, Japurá, Negro, Trombetas, Jarí e Araguari.
        Cerca de 80.000 m² de água por segundo são lançados pelo rio Amazonas no oceano Atlântico. Esta água pode ser percebida quatrocentos quilômetros mar adentro.
        É no seu estuário onde se forma o fenômeno da pororoca, um som anomatopaico ao encontro de suas águas com as ondas do mar, que recuam quilômetros em direção às nascentes pelas florestas adentro. Pesquisa do jornalista Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário