segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

ALIMENTOS ANTICANCERÍGENOS
Crucíferas – (Couve, couve-flor, brócolis, repolho) Por que é importante. Pesquisa feita com 5 mil mulheres suecas, apontou que o consumo de uma ou duas porções diárias está associado a um risco 40% menos de câncer de mama. Tumores de bexiga, pulmão, estômago, cólon, reto e próstata também poderiam ser evitados. O poder preventivo viria de abundância de moléculas fitoquímicas capazes de eliminar substâncias tóxicas que induzem câncer.

Família do alho – (Alho, cebola, alho-poró e cebolinha).
O mais importante seria a alicina, a que se atribui a capacidade de inibir mutações no DNA e de impedir o crescimento de células cancerosas.

Soja – (Em grão, torrada ou na forma de tofu) Porque é importante.
O principal composto associado à prevenção do câncer são as isoflavonas, às quais se atribui um papel inibidor do crescimento de células cancerígenas e de bloqueio à formação dos novos vasos sanguíneos de que o câncer precisa para se desenvolver.

Frutas vermelhas – (Morango, framboesa, amora, mirtilo, cereja)
Como consumir: É sugerida a ingestão frequente de frutas vermelhas, na forma natural ou adicionadas a iogurtes e cereais. É preciso ter cautela com os sucos industrializados.

Chá verde – (Camillia sinensis)

Ômega – (Peixes, linhaça, azeitonas, azeite de oliva)

Cúrcuma – (Açafrão, curry)

Tomate – Por que é rico em molécula chamada licopeno.
Na massa de tomate há 29 mg de licopeno por cada 100g, o cozido é mais indicado, enquanto no tomate cru são apenas 3 mg. A absorção é melhor com azeite de oliva.

Cítricos – (Laranja, limão, toranja, tangerina)
A casca ralada pode ser polvilhada nos molhos de salada, nos cereais, na salada de fruta ou no chá.

Chocolate amargo – Porque é importante: o componente mais interessante do chocolate são certos polifenóis presentes no cacau, considerados antioxidantes. Uma xícara de chocolate preto possui atividade antioxidante três vezes superior à do chá verde.
Recomenda-se um consumo moderado, de 20 a 40 gramas diárias. O chocolate deve ser amargo, com ao menos 70% de cacau. Pesquisa Jornalista Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário