terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A ÁGUA APRESENTA-SE NO ESTADO LÍQUIDO, GASOSO E SÓLIDO


         Vários de nossos rios, transformados em esgotos a céu aberto, estão mortos.
         Ainda há poucos anos, suas águas límpidas e piscosas, propiciam alimento e distração a grande parte do povo.
         Hoje, são canais malcheirosos, ausentes de vida, e que representam uma significativa amostra do que poderá acontecer a todos os nosso mananciais se não forem tomadas medidas drásticas e urgentes para interromper o ciclo de destruição criado pelo progresso.
         A fórmula da água é H²O. Isto quer dizer que cada molécula de água é constituída de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.
         A água é composto que está mais amplamente distribuído pela Terra. Três são os estados de agregação apresentados pela água: sólido, líquido e gasoso. Nos polos terrestres e no cume de determinadas montanhas, a água apresenta-se sob a forma de gelo ou de neve, o que acontece sempre quando a temperatura cai abaixo de 0°C.
         Em sua forma líquida, constitui principalmente os rios, os lagos e os mares, correndo ainda em lençóis subterrâneos grandes depósitos aproveitados pelo homem, através de poços escavados ou perfurados (artesianos). Temos um lençol de água denominado quadrilátero, aquífero guarani que se estende pelos vizinhos países, Uruguai, Paraguai, Argentina e Brasil, do qual o nosso pais abastece algumas cidades de São Paulo.
         Em sua forma gasosa, a água apresenta-se como vapor no ar atmosférico, isto em grande quantidade, pois calcula-se que apenas o ar relativo a um quilômetro quadrado de superfície terrestre contenha cerca de 18.000 toneladas de vapor de água.
         Segundo Aristóteles, o célebre sábio da antiguidade, a água era um dos quatro elementos: água, ar, terra e fogo.
         Somente a partir do século XVIII, a água passou a ser considerada um composto. Em 1871, Henry Cavendish verifica e comprova sua composição.
         Outras experiências, realizadas por Nicholson e Carlisle, em 1800, estabelecem a proporção de hidrogênio e de oxigênio presentes na água. Pesquisa do Jornalista Léo.
(jornalistaleo@terra.com. br www.radiosentinela.com.br 20-01-15

Nenhum comentário:

Postar um comentário