terça-feira, 30 de dezembro de 2014

PREJUÍZOS FINANCEIROS NO RÁDIO
As emissoras do interior representam verdadeiras casas de caridade. Dedicam de corpo e alma suas atividades ao bem estar da comunidade. 60% de serviços são para atendimento de pedidos de utilidade pública da população, sem condições de ressarcimento de custos.
Quando muito, quem tira proveito são os políticos que buscam retorno eleitoral.
E olhe lá! Político não pode ser dono de rádio; mas quantos deles não tem uma, ou até rede; no mínimo são parceiros de uma emissora.

Alguns exemplos
O jornal “A Tarde” de Salvador, BA, artigo de Katherine Funke – analisa, escreve e explica.
Fonte de permanentes prejuízos financeiros, segundo os donos, emissora serve para manter imagem favorável.
“Rádio no interior só dá duas alegrias: uma no dia que monta e outra no dia que vende. O custo de manutenção delas é muito superior ao ganho. Eu boto dinheiro todo mês para manter”, desabafa o deputado federal José Rocha (PFL – BA), que se diz (“doido para vender” suas rádios em Santa Maria da Vitória.
Como ele, a maior parte dos políticos que são donos de rádios no interior reclamam do parco retorno comercial. Mas poucos querem abrir mão do que dizem ser um negócio ruim.
O retorno, afinal, vem de outra forma: votos para si e amigos nas eleições. E a manutenção de opinião pública favorável na comunidade.
“Ajudou a manter meu nome na região. Por dinheiro nenhum me desfaço dela”, conta o deputado estadual Jurandy Cunha Oliveira (PRTB), sobre a Rádio AM que tem

em Ipirá. “Não vou dizer que me elegeu, mas ajudou, sim”, diz, com uma sinceridade rara entre os políticos ouvidos para esta reportagem.
Outro deputado estadual foi sincero, mas pediu sigilo do nome. “É claro que ter uma rádio no interior amplia nossa presença política. Só de não falar mal da gente já ajuda a manter a imagem”, disse, emendando em seguida, entre risos: “É claro que você não vai dizer que fui eu quem disse isso”.
Mesmo aqueles que não têm programa nem interferem na política editorial da empresa encontram uma forma de usá-la para divulgar o próprio nome. O vice-prefeito de Jaraguari, Alberto José Nunes de Sá, por exemplo, grava mensagens de datas comemorativas (Natal, Dia das Mães etc).
Segundo ele, sua RÁDIO, A Jaraguari FM, abrange “uns 400 mil eleitores” em 20 municípios.
SUCESSO – Há quem tenha encontrado na Rádio de interior um bom negócio.
O exemplo mais forte é Nobelino Dourado Filho, deputado estadual na década de 70. Dono de duas rádios em Irecê, lembra que “pegou” as emissoras “com ajuda de ACM, que na época era governador”. “Eu era deputado e achei que era importante levar informação para o interior”, conta.
Uma das emissoras, a FM Caraíbas, é a 34ª mais acessada via internet do país, segundo o site comercial Rádios.com.br.
Orgulhoso do resultado, Nobelino afirma que a rádio transmite notícias da região, fornece preços de insumos agrícolas e meteorologia. Leopoldo Miglióli – Jornalista Léo.

CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA
Conviver bem é uma bênção.
Nosso viver bem depende da boa convivência.
Para sustentar a boa convivência, precisamos de algumas condições: de benevolência, de elevação do outro, cuidado, doação de si mesmo, de lazer e de liberdade.
A DOAÇÃO é a mais alta forma de amor que chamamos de ágape, ou amor sem esperar recompensas, vantagens, interesses. Quanto mais servimos mais nos elevamos.
LAZER. Trabalhar a vida inteira e ver cara sisuda o tempo todo ninguém agüenta.
Saber divertir-se juntos, criar tempos de distensão, ter um hobby, fomentar o bom humor e o riso são remédios e soluções para uma família saudável. Passeios, caminhadas, visitas, festas, confraternizações tornam a vida agradável e prazerosa.
CAUSAR ALEGRIA PARA OUTRO, surpresas agradáveis, é um jeito bonito e sensível de amar e conviver.
LIBERDADE. É respeitar as ideias, convicções e diferenças do outro. Conviver com o diferente e aprender com ele, eis a sabedoria. Toda posse, domínio, autoritarismo, poder sobre o outro são prejudiciais. Controlar, proibir, agredir, desconfiar são pecados contra a liberdade e comprovam a imaturidade.
O CIÚME DOENTIO é um desrespeito à liberdade, porque acaba em controle do outro.
CASAMENTO NÃO É PRISÃO, nem corrente que amarra, sufoca e imobiliza o outro, proibindo a expressão de sua identidade, autonomia e consciência.
LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE, eis o caminho do bom senso e de boa convivência. Sermão do Dom arcebispo Orlando Brandes, seleção do Jornalista Léo – Leopoldo Miglióli.

SOMOS GRATOS AO TRABALHADOR
Em minha profissão, e de meus colegas da imprensa, não existem feriados nem dias santos, a não ser no calendário. Pausa só nas férias.
Mas não estamos sós, há um exército de brasileiras e brasileiros que, dia e noite, todos os dias, estão a postos.
Bombeiros, policiais, a turma da saúde, energia, água, jornalistas, transporte... a relação é longa. Sem eles nenhum descanso estaria garantido, nenhuma festa seria segura. Se sobrar um cantinho em suas orações de agradecimento, incluam-nos.
A mulher na lavoura
Agricultura familiar

Estudo recente aponta que a Agricultura Familiar representa 90% de todas as explorações agrícolas; e as mulheres são quase metade da mão de obra nos países em desenvolvimento;

o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) calcula entre 60% e 80%.
Foram elas que domesticaram boa parte das espécies de plantas utilizadas comercialmente hoje em dia.
Na maioria dos casos, a mulher agricultora cozinha e coloca a comida na mesa, comercializa os produtos e ocupa-se da saúde da família e da educação dos filhos.
Essas características específicas da Agricultura Familiar dificilmente são captadas nas análises econômicas a partir da perspectiva do lucro, revelando uma complexidade inerente que diferencia essa atividade das demais formas de exploração agrícola.  Jornalista Léo – Leopoldo Miglióli.


ELIANE SE LIVROU DE 26 CM DE PNEUZINHOS!
“Eliminei 32 kg tomando suco detox todos os dias!”

Com dificuldade até para caminhar por conta dos quilos a mais, Eliane Santos Ramos, 32 anos, de Mongaguá (SP), resolveu cuidar da saúde.
“Há um ano, passei a comer salada, frutas, arroz e pão integral, legumes e tomar muita água”, conta.
Mas o que a fez deslanchar na dieta foram os sucos verdes.

Receitas com gengibre, couve e limão, por exemplo, passaram a fazer parte da rotina dela.
“Nunca havia levantado para urinar à noite e, com os sucos, acordava duas vezes”, lembra.
Os resultados vieram rápido – e pra ficar!
“Durmo melhor, não sinto fadiga e perdi 26 cm de barriga!”


DIU: MÉTODO SEGURO PARA NÃO ENGRAVIDAR
O dispositivo intrauterino é um dos métodos que cada vez ganha mais adeptas.
Trata-se de pequeno objeto de cerca de 3 centímetros em forma de T que, inserido no útero, destrói os espermatozoides antes que alcancem o óvulo.
Só pode ser colocado por um ginecologista e tem duração de cinco anos.
É feito de cobre ou com hormônios.

Camisinha feminina

A versão feminina da camisinha possui um anel em cada extremidade.
Um, fechado, é introduzido na vagina; o outro, aberto, recobre a vulva. O visual não é muito bonito, mas previne gravidez e é eficaz contra DSTs.

Vasectomia e laqueadura

Há ainda os procedimentos cirúrgicos. Na laqueadura, as trompas da mulher são fechadas (com amarração ou corte), impedindo a descida do óvulo.
Já o homem pode fazer uma vasectomia, na qual o ducto deferente, que serve de caminho para os espermatozoides, é cortado ou amarrado.

Pílula: desde os anos 60

Contracepção é qualquer método usado para evitar a fecundação do óvulo ou a liberação do ovo a ser fecundado.
Existem diversos deles, e um dos mais usados ainda é a pílula anticoncepcional. Só que a pílula não evita doenças venéreas.
Surgidas nos anos 60, são feitas de hormônios estrogênio e progesterona e impedem a ovulação. Além de prevenirem gravidez, as pílulas aliadas da beleza, melhoram o aspecto da pele e do cabelo, e ainda diminuem as cólicas. Leopoldo Miglióli. Jornalista Léo.


sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

PEDRA NO RIM
 A cólica renal geralmente é uma dor aguda, de forte intensidade, unilateral, ou seja, local onde a pedra está-se deslocando, desde o rim até um canal chamado uréter.
O paciente, além da dor forte, apresenta sintomas associados: como náuseas, vômitos e outros casos; dificuldade ao urinar. O diagnóstico é feito através do exame de urina, no qual podemos constatar sangramento, e exames radiológicos, entre eles, ultrassom, raios-X e, se possível, tomografia.
Após o diagnóstico, é feito o tratamento do paciente, que quase sempre envolve o alívio dos sintomas e o tratamento expulsivo da pedra.
O alívio dos sintomas é realizado através de analgésicos que, muitas vezes, compõe até derivados da morfina. E o tratamento expulsivo após mover o uso de alfa-bloqueadores ou de bloqueadores no canal de cálcio, além de medicamentos que possam prevenir a formação de pedra, como citrato de potássio.

O tratamento médico, principalmente o cirúrgico, é direcionado num segundo momento, quando o paciente precisa ou não consegue expulsar essa pedra de maneira adequada.
O tratamento mais comum, atualmente, é a litotripsia extracorpórea, que fragmenta essa pedra dentro do próprio corpo e faz com que o paciente elimine os fragmentos através do orifício natural, através da uretra. O tratamento cirúrgico se compõe da cirurgia endoscópica, chamada uretero litotripsia, que faz com que a pedra seja retirada in loco através de procedimentos de LASER ou de eletro-hidráulica; ou o tratamento cirúrgico clássico, que seria a incisão no canal e a retirada da pedra.
Depois do tratamento cirúrgico, geralmente, o paciente é direcionado para o serviço de nefrologia ou de urologia para realizar o tratamento preventivo, ou seja, para evitar a formação de novas pedras. Fonte: Revista Saúde, UNIMED.  Jornalista Léo – Leopoldo Miglióli.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

AMIGA
Difícil definir uma amiga, amiga é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme e você precisa. Ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.
Amiga é mais que um ombro, amiga é quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não querer compartilhar com você o que aprendeu.
É aquela que cede e não espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante contigo, já o realiza e satisfaz.
É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você.
É a compreensão para seu cansaço e a insatisfação para sua reticência.

Amiga é aquela que acompanha suas vitórias, as vezes senti medo inesplicado, sente dor, fica magoada, igualzinho a você.
É quem sabe que viver é ter história para contar.
Amiga é aquela que lê suas mensagens, esperadas ou não, e mesmo não tendo muito tempo, sempre lhe responde com o carinho e atenção de sempre.
Você é uma pessoa linda. Você é uma pessoa especial para nós e para todos que te cercam. Mais do que isso, precisamos dizer-lhe que você é tão querido que sem você o nosso dia seria sem graça. Homenagem dos colegas de trabalho.
#NÉ – Autor anônimo – Jornalista Léo. Leopoldo Miglióli.


ANIMAIS – AGAPA
Para adotar animalzinho você comparece na feirinha que acontece aos sábados de manhã na praça Getúlio Vargas no Centro de Gaspar.

Quem não gosta de bicho não gosta de gente

Objetivo da AGAPA

Promover o entendimento do cidadão que possui animais sobre sua responsabilidade. O guardião deve conhecer, aceitar e assumir as responsabilidades quanto às necessidades físicas ambientais, psicológicas e comportamentais do seu animal.

Considerado maus tratos

Toda ação ou omissão que implique crueldade, cause dor, angústia ou sofrimento aos animais, bem como a falta de atendimento as necessidades naturais.

-Abandonar, espancar e envenenar;
-Não dar água e comida;
-Manter preso em corrente, local sujo e pequeno demais para que o animal
possa andar ou correr.
-Deixar sem ventilação ou luz solar;
-Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
-Obrigar a trabalho excessivo ou superior à sua força;
-Capturar animais silvestres;
-Promover violência como rinhas de galo, cães, farra-do-boi, etc.

E para adotar?

Onde?
Coreto Municipal – Praça Getúlio Vargas, centro de Gaspar.

Quando?
Sábados de manhã das 09 horas ao meio dia.

Para adotar?
Documentos pessoais (CPF, RG e comprovante de residência)

Informações:
Facebook.com/agapagaspar




DESEJOS DE NATAL
Saudade tem rosto, nome e sobrenome.
Saudade tem cheiro, tem gosto.
Saudade é a vontade que não passa.
Saudade é a prova de que tudo valeu a pena.
Saudade é o ruminar das coisas boas do passado. Lu Oliveira.

----------x----------x----------x---------x--------

Arrumaria ainda um lugarzinho para que todas as aves, animais, plantas, matas, árvores e demais
seres que habitam os mares e todo o planeta pudessem também gozar a liberdade que hoje sinto.

---------x----------x-----------x------------x-----
Deixaria uma janela aberta no cantinho do meu coração para que por ela adentrasse tudo aquilo que por mim fizeram para que eu hoje pudesse me lembrar com muito carinho. César Bridon. Seleção Jornalista Léo. Leopoldo Miglióli.



terça-feira, 23 de dezembro de 2014

CONTRACEPÇÃO

DEPOIS DO PARTO
Geralmente a mulher não ovula na amamentação. Mesmo assim, dar o peito para o bebê não é método contraceptivo.
Mas não dá para usar as pílulas combinadas (com progesterona e estrogênio), pois elas alteram a qualidade e a quantidade do leite.
O melhor é optar pelas minipílulas, apenas com progesterona.

Métodos

Outros métodos existem contraceptivos, como adesivo, injeção, diafragma, implante e anel vaginal.
O importante é conversar com seu médico para conhecer cada um deles e descobrir o melhor para você.



COMENTÁRIOS
EM QUEM VOTAR?

Como posso escolher um candidato se os que se apresentam estão sempre envolvidos em falcatruas?
Como escolher se são sempre os mesmos?
Cadê a renovação que os partidos dizem que fazem? Aldo Budag, via facebook.

----------x----------x----------x----------x----------x----------x----------x----------x----------x--------

A gente tinha que ter duas vidas. Uma para experimentar, ver o que dá certo, e outra para viver. Mas, infelizmente, só temos uma. Por isso, sigo um ditado que adoro: ‘Escolha tomada, escolha acertada’.

---------x----------x----------x---------x----------x---------x--------x----------x----------x---------x--

Mel Fronckowiak, 26 anos, ídolo infantil, escritora, “miss bumbum”, e repórter do programa A Liga. Perguntada sobre como é namorar o ator Rodrigo Santoro, ela disse: “Não sei. Namoro o Rodrigo. O Rodrigo Santoro famoso é outro. Quando estamos juntos, não tem sobrenome.” Leopoldo Miglióli – Jornalista Léo.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

AGRONEGÓCIO NÃO CONHECE CRISE

COLHEITA DE LUCROS
O agronegócio é um dos segmentos mais pujantes da economia brasileira. Movimentou R$ 1,15 trilhão em 2013 e respondeu por mais de 20% de toda a riqueza nacional. Enquanto a indústria brasileira de manufaturas passa por uma recessão e o setor de serviços desacelera, os negócios no campo prosperam como sempre e ajudam o Brasil a atravessar a crise de crescimento da economia no final do primeiro
mandato da presidenta Dilma Rousseff.
Por trás dos números robustos, estão empreendedores incansáveis
e produtores rurais obstinados, que comandam empresas resistentes às grandes pragas do ambiente de negócios no País – a burocracia, a falta de infraestrutura adequada, a carga tributária elevada e a gangorra cambial, entre outras – e dão um show de inovação e competitividade. 
Para homenagear os melhores gestores do agronegócio brasileiro, a Editora Três criou o anuário AS MELHORES DA DINHEIRO RURAL em 2013. A segunda edição do guia, traz o que há de melhor no País em diversas atividades ligadas ao campo. Leopoldo Miglióli – Jornalista Léo.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

IDOSOS NO SPC
Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), cerca de um terço dos consumidores brasileiros da terceira idade tiveram o nome incluído nos cadastros de inadimplência. A entidade estima que, no momento, 4 milhões de pessoas acima de 65 anos estejam inadimplentes – ou 25% do total.
A causa mais comum para os idosos terem o nome sujo é ter ajudado pessoas próximas.
Dois em cada dez (20%) idosos que tiveram o nome sujo não puderam pagar suas contas, porque emprestaram o nome para financiar compras e pegar empréstimos para amigos e parentes. Essa prática é muito arriscada.
A pesquisa mostra também que 57% dos consumidores com mais de 60 anos não possuem qualquer tipo de reserva financeira ou investimentos. Para chegar
a esse resultado, os entrevistadores ouviram 632 pessoas com mais de 60 anos de todas as capitais brasileiras.

Os mais pobres

Entretanto, os menos afortunados, é que deveriam fazer reserva, por menor que seja a quantia. “A pessoa precisa ter poupança para lidar com imprevistos de saúde, arcar com despesas de remédios, completar os itens básicos do mês que não puderam ser comprados com a aposentadoria e, claro, aproveitar os prazeres desta fase da vida”. Uma curiosidade: quase metade dos idosos entrevistados (47%) pensa primeiro em ajudar a família e, por isso, acaba deixando de manter uma reserva financeira para o futuro. Tomara que, quando precisarem, os familiares se lembrem disso e os ajudem também. Jornalista Léo. Leopoldo Miglióli.


CORRUPÇÃO INFINITA
Toma lá dá cá, e lá vai maracutaia
Revoltante! A cada dia que passa, novos e aviltantes casos de corrupção, desvio de recursos, falcatruas e demais mazelas são desmascarados, nos mais diversos setores da vida brasileira.
O toma lá dá cá, o locupletar-se, isto é, enriquecer por meios ilícitos, está virando prática normal, rotineira.
Fora de padrão e excluídos começam a sentir-se os honestos, os corretos, os justos que não aceitam e não compactuam com as tramas abomináveis e vergonhosas de corrupção que se tem instalado, infelizmente, nesta nação.
Porém, tudo leva a crer que vivemos num processo de profundas
transformações e que uma enorme faxina está sendo feita.
E mesmo em meio aos escombros e toda a podridão, entre revolta e indignação, emerge um bem maior: não desanimar jamais da honestidade, da verdade, da justiça, da coerência, da honra, da moralidade, pois como já dizia Rui Barbosa: “Maior que a tristeza de não haver vencido, é a vergonha de não ter lutado.”
Sejamos os baluartes e os construtores de uma nova sociedade, baseada na transparência e no amor, apesar de todos os desencantos, decepções e desafios! Maria Dirksen Braatz. Presidente Getúlio. Apoio do Jornalista Léo – Toma lá dá cá, e lá vai a corrupção infinita – Leopoldo Miglióli.