sexta-feira, 31 de outubro de 2014

HIERARQUIA DA IGREJA CATÓLICA
Mais rígida que a estrutura militar. Disciplina, comportamento, consciência comunitária, fiscalização, firmeza de caráter!
Eis alguns dos itens vigentes nessas organizações.
O posto supremo da igreja católica é ocupado pelo sucessor de São Pedro. Depois vêm o Cardeal, Arcebispo, Bispo, Padre e Diácono. Vejamos cada um de per si.

1.      Papa: Sucessor do apóstolo Pedro e referência em toda a igreja.
2.      Cardeal: Assessor mais direto do papa. Eles são escolhidos pessoalmente pelo Santo Padre. Para ser cardeal, é obrigatório ser bispo ou arcebispo.
3.      Arcebispo: Referência de unidade regional da Igreja.
4.      Bispo: Tem a missão de pregar o evangelho, administrar os sacramentos e governar a diocese.
5.      Padre: Prega o evangelho, administra os sacramentos e governa a paróquia.
6.      Diácono: Prega o evangelho, batiza e celebra o matrimônio. Há o diácono transitório (pretende tornar-se padre) e o permanente (pode ser casado).

A escolha de um novo bispo – com a vacância do cargo de Bispo em Blumenau, em outubro de 2014, foi preciso nomear outro.

Quando uma diocese está sem bispo, há duas opções para se preencher a vaga: a transferência de um Bispo de outra diocese ou a ordenação de novo bispo. Confira:

Transferência do bispo de Blumenau
-Estando vaga a função do bispo da diocese de Blumenau, a nunciatura apostólica (espécie de embaixada do Vaticano no Brasil) pede que cada um dos 10 bispos de Santa Catarina indique três nomes que possam assumir, sejam eles atuantes no Estado ou não. Outras dioceses também podem ser consultadas.
-De posse das indicações a nunciatura seleciona três bispos, que são encaminhados para a Congregação dos Bispos no Vaticano. Este grupo escolhe um nome, que é levado ao papa. Se o pontífice estiver de acordo, assina a nomeação.

Ordenação
-A nunciatura apostólica questiona os bispos de Santa Catarina e também de outras dioceses sobre indicações de padres que possam ser ordenados bispos.
-Em acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a nunciatura define o nome de um candidato.
-Escolhido este nome, é feito um amplo questionário sobre o candidato. São ouvidos bispos, padres e até leigos.
Se o sacerdote é aprovado, o próprio núncio apostólico faz o convite ao escolhido – todo o processo é mantido um extremo sigilo, até mesmo para o nome indicado. Leopoldo Miglióli.

O PERIGO MORA DENTRO DE CASA (01)
Quem nos conta ligeira história é Thiago Moraes, em artigo do Cruzeiro do Vale, de que salpicamos, alguns tópicos.

-Mãe de dois filhos, Maria era constantemente agredida fisicamente pelo marido. Sem reação, peregrina em sua vida familiar na luta contra os atos de violência do companheiro.
Testemunhando a tensão da violência doméstica de perto, Maria chocou-se ainda mais com a monstruosidade do marido quando descobriu que ele abusava sexualmente de sua filha.

Longe de ter sido a única mulher vitimada pela violência domestica em inúmeros lares do país, Maria buscou ajuda psicológica e, sessão após sessão, encontrou a coragem necessária para priorizar a sua vida e a de seus filhos. “Pedi ajuda para uma irmã e uma amiga, denunciei-o à policia, preparei meus filhos, fiquei afastada de casa por alguns dias e depois retornei à vida normal. Atualmente moro com meus dois filhos, estou separada, mas com vida”. Leopoldo Miglióli. Continua.


quinta-feira, 30 de outubro de 2014

PESQUISAS: BENÉFICAS E MALÉFICAS (01)
Pesquisa: quem consome frutas e verduras é mais feliz

Comer 10 porções de frutas e legumes todos os dias ajuda a melhorar a saúde física e mental e aumenta o sentimento de felicidade, segundo estudo divulgado pela Universidade de Queensland na Austrália.
O cientista Redzo Mujcic comparou as escolhas feitas por cerca de 12 mil pessoas no consumo de frutas e verduras com os níveis de

satisfação, estresse, vitalidade e outros indicadores da saúde mental.
O estudo mostra que os efeitos positivos da maior quantidade de frutas e legumes na alimentação são mais fortes nas mulheres.
Mujdic considerou que se a saúde mental está realmente ligada à ingestão de frutas e legumes, os governos deveriam promover maior consumo desses alimentos. Leopoldo Miglióli.




MAIS RESPEITO AOS VELHINHOS
Aí que está o busílis! Mais respeito aos velhinhos. Dois erros numa tacada só.
Reporto-me ao desrespeito às vagas preferenciais de Gaspar. Uma verdadeira zona, ninguém é de ninguém. O próprio beneficiário desrespeita. Estaciona sem identificação.
Mesmo com placas e imagens sinalizando o local, alguns motoristas insistem em estacionar os veículos em vagas destinadas e deficientes e idosos sem utilizar a credencial.
Na região central de Gaspar onde foi implantada a Área Azul, existem 16 vagas exclusivas para idosos e seis para deficientes, o que significa 5% e 2%, respectivamente, do total de vagas existentes em todas as ruas contempladas com o estacionamento rotativo.
Segundo dados da Diretoria de Trânsito de Gaspar, Ditran, desde janeiro até o dia 10 de outubro foram aplicadas 66 multas a motoristas que estacionaram em vaga de idoso e 30 multas para quem estacionou em vagas de portadores de deficiência sem utilizar a credencial obrigatória.
A multa por estacionar de forma indevida nestes locais é considerada grave e o motorista precisa desembolsar valor razoável, além de ter o veículo removido e perder cinco pontos na carteira.
Apesar do pequeno número de vagas destinadas a esses dois grupos, ainda há motoristas que acreditam não haver problema em ocupá-las.
A equipe do Jornal Cruzeiro do Vale flagrou dois veículos em situação irregular, ou seja, estacionados em vagas especiais sem utilizar a credencial.
Além disso, uma motorista utilizou a vaga por estar com um passageiro deficiente, porém sem utilizar a credencial. Ademir João Freitas, 53 anos, estacionou em vaga destinada a idosos em frente ao Posto de Saúde Central, na Rua São José. Por não ser da cidade, o motorista afirmou não saber que o local contava com espaços exclusivos a idosos, mesmo com a sinalização. “Só estacionei rapidamente para ir até a loja. Da próxima vez ficarei mais atento”, afirmou. Além de estacionar em local proibido, Ademir não utilizou o cartão da Área Azul e poderá receber duas notificações. Outra motorista, que preferiu não se identificar,  também estacionou rapidamente em vaga para deficiente. No momento, ela estava com um passageiro deficiente físico, mas não tinha credencial que lhe garantia o direito à vaga. “Não sabia que era necessário comprovar que ando com um passageiro com deficiência”, explica.

Credencial
Embora muitos não saibam, é necessário fazer uma credencial que comprove que o motorista que utiliza as vagas especiais é idoso ou transporta algum deficiente físico e visual. Também tem que pagar como os demais, a taxa do estacionamento
“Se o motorista não emitir este documento, ele perderá algo que é seu por direito. É algo rápido e simples de ser feito, que oferece comodidade àqueles que transitam pela cidade”, ressalta o diretor da Ditran de Gaspar. Leopoldo Miglióli.



quarta-feira, 29 de outubro de 2014

LITERATURA BRASILEIRA DIA DE LEITURA
Embora as bibliotecas brasileiras estejam abastecidas de livros de autores estrangeiros, o Brasil conta com boa produção de livros – tanto em número de volumes, quanto em qualidade. E que data melhor para comemorar a literatura nacional do que o 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro? Tire seu livro nacional preferido da estante e dê nova folheada, compre um livro novo ou peça emprestado de amigo ou biblioteca pública. É dia de ler: 29 de outubro de 2014.
Machado de Assis
Memórias póstumas de Brás Cubas


Um bom livro para se iniciar na literatura
Brás Cubas é um homem rico e solteiro; no sonho de Machado de Assis; que começa a contar a sua história quando já morto. Desta forma pode narrar sua vida sem o julgamento que os vivos poderiam fazer dele.
Lembra de como era endiabrado quando pequeno, da vida que levava com uma prostituta de luxo na juventude; sua viagem à Europa e o envolvimento com Virgília, de quem era amante. Fala ainda de sua frustrada tentativa de, ao fim da vida, criar um emplasto que aliviaria a melancolia da humanidade. Leopoldo Miglióli – Jornalista Léo.

CURTA O SOL SEM CULPA
Pesquisa aponta que um terço dos pais desconhece cuidados básicos na proteção solar das crianças. Acessórios como óculos e chapéus são importantes para proteger a pele dos raios solares.

Nestes escaldantes verões tropicais; neste país tropical de 8.500km de litoral; e atrativos de suas praias; quando e principalmente no horário de verão, a criançada aproveita mais o dia prolongado na rua, nos parques e praias. Aí vem o busílis! Os cuidados com a proteção solar devem ser intensificados.
Mas nem todos os pais se tocam: segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), um terço deles acha desnecessário utilizar o filtro nos filhos quando não estão na praia.
Para proteção efetiva, não basta aplicar o produto. É preciso prestar atenção para cobrir da forma correta todas as áreas da pele que estarão em exposição, sem deixar falhas; e na quantidade certa!
-Um protetor solar de fator 30, se usado inadequadamente, tem efeito de filtro fator quatro – explica o dermatologista Paulo Criado.
Além do produto: sombra, óculos escuros e roupa adequada – de tecido leve e que cubra regiões sensíveis: como peito, ombro e virilhas –, também são aliados quando o assunto é cuidado com o sol.
Chapéus com aba protegem o rosto e o pescoço com efeito semelhante a um protetor solar de fator 11.
As áreas que tendem a ser mais prejudicadas por causa de aplicação inadequada do protetor solar são orelhas, pés, mãos, pescoços e nuca.
O produto aplicado com cuidado deve ser redobrado nessas regiões, além das áreas próximas ao cabelo e dos limites da roupa – com a movimentação, as vestes podem descobrir alguma área da pele.
Weiss também recomenda o uso do filtro solar do tipo físico, que é feito à base de zinco e dióxido de titânio.
- Esse tipo de protetor solar, por ser mais branco e opaco, permite que os pais visualizem as áreas em que o produto já foi passado, evitando, assim, que alguma oarte do corpo fique desguarnecida – aconselha Weiss. Leopoldo Miglióli – Jornalista Léo.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

MARI-MARAVILHA (02)
A blumenauense Mariana Weichert, conhecida nos meios artísticos pelo nome de Mari-Maravilha está a desabrochar em sua vida multiprofissional, como se fora botão de rosa na primavera.
A mídia nacional ainda não despertou para seu potencial. Teremos logo logo nova representante de Blumenau neste brasilzão. Uma segunda Vera Ficher, ambas de Blumenau.
PERFIL DE MARI-MARAVILHA – ainda adolescente, mais alta e magra do que as amiguinhas, virou modelo graças à curiosidade diante dos ensaios de um desfile do SUPERMÓDEL BRASIL em Blumenau, sua terra natal.
Foi colocada na passarela meio por acaso; ficou em segundo lugar no concurso da Ford Models e fez parte de um time de meninas que, junto com Gisele bündchen, conquistou o mundo no finalzinho dos anos 1990.
Ao lado de Carol Ribeiro, Isabeli Fontana, Carol trentini, Adriana Lima
e Alessandra Ambrósio, entre outras tops, a catarinense andou pelas principais passarelas e posou para incontáveis editoriais nas publicações mais estreladas do planeta.
Atualmente, aos 32 anos, vive o momento mais intenso diante das câmeras com três programas em dois canais diferentes. No GNT, a blumenauense é uma das maiores audiências desde 2008, apresentando o VAMOS COMBINAR SEU ESTILO.
Pra mim (apresentar um programa de moda) é extremamente confortável. Quando surgiu o convite d’A Liga foi muito sedutor.
Tudo o que eu vivo é muito próximo, mas ao mesmo tempo muito distante da minha vida.
“Lembro muito da saída de Blumenau com milhoes de incertezas e muita vontade. Não foi fácil, tive vivências bem complicadas. Mas é nostálgico e gostoso relembrar.


VIDAS PERDIDAS SOB O MUNDO DAS DROGAS
Jornal Metas – Gaspar
Foi premiado pela edição de Caderno sobre reportagem do consumo de entorpecentes que avança pelas pequenas e médias cidades e por isso alega que é pauta de muitos dos jornais do interior.
Nesta incursão ao submundo das drogas emergem números impressionantes, relatos dramáticos e uma triste realidade, como a mostrada na reportagem vencedora: é cada vez maior a quantidade de adolescentes envolvidos com o tráfico, o que revela um futuro incerto para a juventude brasileira.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

JORNALISMO

Belo exemplo de independência e liberdade de imprensa
Um veículo que cede a uma pressão cede a todas! O caminho é manter inviolável o compromisso com a verdade.
Ao reclamar a liberdade de imprensa, mister se faz criá-la no seu próprio veículo.
O jornalista é um educador, um profissional da indagação, do questionamento, da pesquisa, detentor de FONTES de informação as mais recônditas, secretas e invioláveis.
Isso é liberdade de imprensa e deve se informar; é direito de saber do cidadão.
Foi que aconteceu com a bem informada e destemida revista VEJA edição Especial Água n° 2397, de que salpicamos alguns tópicos, cujo título é Choque de Realidade, chamado PETROLÃO.
“O doleiro Alberto Youssef, caixa do esquema de corrupção na Petrobrás, revelou à Policia Federal e ao Ministério Público, que Lula e Dilma Rousseff tinham conhecimento das tenebrosas transações na estatal.”
Eles sabiam de tudo!
-O Planalto sabia de tudo – disse Youssef.
-Mas quem no Planalto? – perguntou o delegado.
-Lula e Dilma – respondeu o doleiro.
Veja, publica essa reportagem às vésperas do turno decisivo das eleições presidenciais obedecendo unicamente ao dever jornalístico de informar imediatamente os fatos relevantes a que seus repórteres têm acesso. Basta imaginar a temeridade que seria não trazê-los à luz para avaliar a gravidade e a necessidade do cumprimento desse dever.
O Planalto ingressou na justiça para impedir a publicação mas o juiz não concedeu, dentro dos ditames da Lei de Imprensa.
A Lei de Imprensa é clara! não há censura prévia. Publica e inconforma! O prejudicado ou ofendido, recorre à justiça para retratação, indenização, ressarcimento de danos morais, até condenação penal. Mas, todavia, não obstante, entretanto, proíbir a publicação a prióri, nunca, jamais, em tempo algum.
Ai povo, não fosse o farrejamento da imprensa dos fatos transformados em notícias, não saberia de nada. E a corrupção já generaliza que corre salta, seria um festival sem seguranças.
Há profissionais achando que já não há nada a fazer!
Primeiro, porque não dá pra fazer; depois, quando uma equipe começa a mostrar que é possível fazer, aí surgem as observações que o veículo não incomoda.
Mas mesmo no jornal pequeno, é preciso acreditar no efeito multiplicador. Experiências feitas no jornal do Comércio do Rio foram adotados pelo Globo e Folha de São Paulo. Outras, criadas pelo jornal Cruzeiro do Vale em parceria com o jornal Metas, estes de Gaspar - Santa Catarina. Plagiadas por jornal da Capital. Em comunicação pouco se cria, muito se plagia e algo se aperfeiçoa.
Temos exemplo concreto em Gaspar, há uns 20 anos, juiz da Comarca censurara matéria do Cruzeiro do Vale, seu Diretor-Proprietário publicou assim mesmo. Censura de imprensa não há. O prejudicado tem a justiça para recorrer. LM – Jornalista Léo.


VERA FISCHER ONTEM, MARI-MARAVILHA, HOJE
A blumenauense Vera Ficher viveu seus anos de celebridade. Artista de primeira linha, lindíssima, já não se fala dela. Também teve seus altos e baixos. Seu reinado se feni!
Eis que surge outra blumenauense, tão bela e profissional EXCELÊNCIA, quanto Vera: Mariana Weichert: A Mari-Maravilha.
Mari-Maravilha. Iniciou-se na carreira de modelo. No momento, dona de programa de tevê diferentes, aos 32 anos, no ANT, tem uma das maiores audiências desde 2008.
Apresenta o VAMOS COMBINAR SEU ESTILO E O REALITY DA BELEZA, além da transmissão das semanas de moda em SP e RIO.
Em 2013 ingressou como repórter na liga da Band. É uma guerreira incansável e insaciável.

-Tornei-me mulher da moda. Pra mim, apresentar um programa de moda é confortável, diz Mari-Maravilha.
A celebridade Blumenau se (pouco badalada ainda) declara que tudo que vive é muito próximo, ao mesmo tempo distante, paradoxal.
Já celebre! mas pouco conhecida nacionalmente. A mídia parece estar pouco informada sobre o trabalho de EXCELÊNCIA que a sucessora de Vera Ficher está a desenvolver na tevê e na moda.
Quem sabe não vai ser sucessora da mega Top Model bilionária, Gisele Bunchem? Só é preciso enveredar o caminho das novelas. Os catarinenses estão à espera do milagre.
Qualidades não lhe faltam. Editorial do Jornalista Léo – Leopoldo Miglióli.


sexta-feira, 24 de outubro de 2014

APOCALIPSE: COMEÇA COM OS DESASTRES NATURAIS
PODE ACABAR O MUNDO
É impressionante a quantidade constante da lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção expedida pelo Meio Ambiente; muitas nativas da nossa Mata Atlântica, como pinheiro-brasileiro, ou pinheiro-do-paraná, e palmito.
Este último, aliás, pela ação predatória; e sem controle, como acontece aqui na chamada Reserva Nacional da Serra do Itajaí. O que se abate clandestinamente de palmitos é um espanto. A Policia Florestal, com efetivo pequeno e estrutura mínima, não tem como cuidar. A depredação é tamanha que dá vontade de chorar!
No terreno de esquina da Rua Getúlio Vargas com a Rua Namy Deeke, antigo endereço da Lanchonete do Feio, no Centro de Blumenau, havia algumas palmeiras. Havia, pois foram recente e sorrateiramente abatidas por ladrão urbano.
Se no Centro da cidade são furtadas, imagine nas matas que nos cercam.
“Não há um cenário apocalíptico no horizonte, com falta de água a expulsar as pessoas de grandes cidades ou escassez de comida, mas é certo que haverá outros anos de seca. Talvez dois ou três, em sequência. Até mais”. A semente germinativa do fim do mundo (terra).
O planeta esta mais quente e que há mais vapor de água na atmosfera. É um fato. Então, a probabilidade de ter nuvens, tempestades e ventanias aumentam.
Nos anos em que não há chuvas suficientes, prevalece o cenário oposto. Vai-se então de um extremo a outro. Período de chuvas em excesso, outros de menos (secas, com isso incêndios, desaparecimentos de nascentes: rios e lagos).
Na Amazônia, há uma alternância de secas e inundações desde 2005, quando aconteceu a maior estiagem até então. Em 2010 o quadro foi ainda mais severo. Mas em 2009 a região viveu uma inundação recorde, que foi quebrado pelo excesso de chuvas de 2012, e novamente em 2014.
Em dez anos, a Amazônia teve as duas mais intensas estiagens e também as três piores inundações. O clima da Amazônia influencia o sul e sudeste.
De acordo com as conclusões do IPCC, da ONU, essa variabilidade maior entre extremos é provavelmente fruto do aquecimento global.
Sobre o que está acontecendo em São Paulo e na região da Cantareira, contudo, é bom ser mais cauteloso.
Há outras complicações: em anos anteriores, em São Paulo ocorreram chuvas muito intensas, que causaram inundações três vezes mais frequentes do que há setenta ou oitenta anos.
A temperatura média na cidade está de 2 a 4 graus mais alta do que no início do século passado. A causa mais provável dessa alteração no microclima de São Paulo é a urbanização. Com a troca radical de vegetação por asfalto e concreto, São Paulo se tornou uma ilha de calor. Leopoldo Miglióli.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

LACERDA: 100 ANOS DE NASCIMENTO

Não é do gênio Carlos Lacerda que vamos falar. É do Jorge Lacerda catarinense, exemplo de caráter, qualificação, político e intelectual.
No dia 20, completou 100 anos de nascimento Jorge Lacerda, político e poeta que fez história no governo catarinense, com projetos ao empenhar-se com denodo para a instalação da UFSC e atitudes como os despachos junto com a população, semanalmente, no palácio. Foi tão bom administrador, como intelectual da grandeza de seus contemporâneos.
Jorge Lacerda era médico, bacharel em Direito, intelectual e jornalista. Filho de gregos chegados ao Brasil em 1914, nasceu Giórgis Lakierdis em 20 de outubro daquele ano, em Paranaguá, mas a família veio logo para Florianópolis, onde tinha parentes. Estudou no Colégio Catarinense e formou-se em Medicina na Universidade do Paraná em 1937. Foi eleito deputado federal em 1950 e 1954, com votações de 18 e 20 mil votos, expressivas para a época.
Assim como Luiz Delfino, Jorge Lacerda exerceu toda sua atividade intelectual no rio de janeiro, mas sem deixar de ser catarinense.
Em 1940 passou a trabalhar como repórter e depois colunista do jornal A Manhã, onde teve oportunidade de conviver com praticamente a intelectualidade da Capital da época.
Em 1942 casa-se com Kyrana Atherino, também de ascendência grega.

Ao ser criado o suplemento literário Letras e Artes do Jornal A Manhã, em 1946 na Praça Mauá – Rio, Lacerda foi convidado para dirigi-lo e o fez por cinco anos.
Os colaboradores provinham daquela plêiade de pensadores, escritores e poetas que honrariam a literatura brasileira de então. Nada mais, nada menos que Carlos Drummond de Andrade, João Condé, Manoel Bandeira, Raquel de Queiroz, Ledo Ivo, Lygia Fagundes Telles, Dinah Silveira de Queiróz, José Lins do Rego e outros.
Às 18h de 16 de junho de 1958, no meio de sua gestão, morria Jorge Lacerda, aos 43 anos de idade, em desastre aéreo, pouco antes de aterrissar no aeroporto de Curitiba. Uma multidão acompanhou o féretro, a pé, da Praça XV até a residência oficial na agronômica, onde lhe foram prestadas as últimas homenagens. Ao falecer, Lacerda deixava como único bem; um apartamento financiado no Rio de Janeiro, onde representou Santa Catarina. Este é o nosso Lacerda, o catarinense. O outro Lacerda era fluminense, também do valor incomensurável, governador de outro Estado o da Guanabara, parlamentar, culto e orador do quilate de Rui Barbosa. Pesquisa e vivência do Jornalista Léo. Leopoldo Miglióli.


SABEDORIA POPULAR (01)
1.    A vida não é apenas uma ilusão, mas muita esperança.
2.    A leitura é a mais nobre das paixões. Ler é informar-se.
3.    Nutre a alma, como o pão alimenta o corpo.
4.    O LIVRO É UM AMIGO COM O QUAL SE PODE CONTAR  SEMPRE.
5.    Leia de caneta na mão e vá sublinhando o que mais lhe impressiona.
6.    Os romanos já se valiam destes artifícios aos discriminar a MULHER: TRÊS COISAS ME PUSERAM POBRE: o vinho, o jogo e o amor; ou então alegremo-nos, brindemos e gozemos.
7.    ANO-LUZ é a medida para cálculo das distâncias espaciais. Equivale à distância percorrida pela luz em um ano.
8.     A velocidade da luz é de 300 mil km por segundo; e a distância percorrida em um ano corresponde a aproximadamente 9 trilhões e quinhentos milhões de quilômetros. Alguns exemplos de distâncias astronômicas: A distância da TERRA Á LUA corresponde a 384 mil  km e é de l,25 segundos-luz. O SOL está a oito minutos e l8 segundos-luz (l50 milhões de quilômetros da Terra). O SOL é uma estrela como milhares de outras que podem ser vistas a olho nu ou com ajuda de telescópios. O sol é a estrela mais importante para a vida na TERRA Dependemos de sua luz e calor. Sendo estrela ele morrerá um dia; possivelmente daqui a 5 bilhões de anos.