sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

 “DONO” ÚNICO DAS EMOÇÕES
Por Daniel Goleman
Uma pessoa com pouca capacidade de reconhecer seus sentimentos fica refém de suas emoções e, por isso, em grande desvantagem nos desafios diários dos negócios.
Durante uma negociação para a compra de um móvel, disse ao vendedor que o concorrente dele estava me oferecendo um brinde.
Em seguida, perguntei se ele também poderia me dar algum brinde, para fecharmos o negócio; e ele respondeu asperamente, dizendo: “Eu não aumento o preço de um móvel para embutir e mascarar o custo de um brinde. Esse ai é meu preço final”.
É claro que não fechei compra naquela loja.
O relacionamento com as pessoas, é o maior desafio que um negociante tem de encarar, principalmente se for profissional de vendas.
E também empresário, engenheiro, arquiteto, advogado e tantas outras profissões, que requerem habilidades de relacionamento. A negociação entre sexos opostos é sempre mais agradável e quantas vezes bem-sucedidas.
Uma pesquisa feita pela Fundação Carnegie mostrou que, inclusive em carreiras técnicas, como a engenharia, apenas 15% do sucesso financeiro de uma pessoa decorre dos conhecimentos profissionais. E que cerca de 85% corresponde à competência na “engenharia humana”.
Quando seu modo emocional está negativo, pode afastar os clientes. Por isso, o controle das emoções é que dá o equilíbrio para manter a atenção no processo da venda.
Tem coisas que as pessoas sabem
que não deveriam falar.
Mesmo assim, falam... Por alguma razão incompreensível, optam por demonstrar seu desequilíbrio emocional, em vez de se esforçar para vender mais.
Assim, entenda: quem diz o que quer, ouve o que não quer. E, no caso da venda, é provável que ouça o cliente o que menos gostaríamos de ouvir, ou seja: “Não vou comprar”!
“Donos” das emoções
Para ser “dono” de suas emoções e vender mais, de maneira inteligente, aconselho-o a começar aguçando sua percepção emocional. Visando isso, uma estratégia é seguir estes quatro passos, de acordo com o que diz Daniel Goleman:
1.      Identifique as emoções que está sentindo e o porquê.
2.      Perceba a ligação entre seus sentimentos, suas atitudes e suas falas
3.      Reconheça como os sentimentos afetam seu desempenho.
4.      Crie uma orientação de comportamento a partir de seus valores e objetivos.
É perfeitamente compreensível e natural que você esteja a sentir-se desconfortável com o assunto de ser “dono” de suas emoções.
Afinal, não fomos educados para isso. Ninguém nos preparou na escola, nem no ensino superior, para lidar com nossas emoções.
Contudo, quanto mais dono de suas emoções você for, mais resultados positivos virão, mais e melhores vendas ocorrerão e, com isso, poderá desfrutar melhor sua vida. Transcrito de “O vendedor inteligente” – Pesquisa Jornalista Léo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário