Conhecimentos gerais e profundos da matéria; português e
uma Língua estrangeira, dicção razoável, improviso, vocação e garra,
inobservância de datas certas de lazer, pois o FATO acontece e a notícia
aparece. Não pode ser protelada; senão vira “velhitícia”. Por isso, deve
ser o locutor profissional especial e bem remunerado. Na experiência do
professor não há como prescindir de alguns princípios.
É diante do microfone que você percebe as palavras ou
consoantes mal pronunciadas.
Falta de interpretação: como o rádio é destituído de
imagem, temos de usar os recursos da nossa voz para atrair e envolver o
ouvinte. A interpretação está diretamente ligada à dinâmica e à velocidade
quando se fala ou se lê determinado texto. É importante que a velocidade
varie também.
O colorido de uma notícia, de nota sobre cultura ou
cinema está na interpretação que se dá durante a leitura.
A interpretação substitui a imagem que o rádio não tem. Os
ouvintes de rádio esperam por um companheiro falando com eles. A
interpretação vem com o tempo e com a experiência. Ela é a junção da
segurança e da boa construção de idéias e palavras.
Uma boa maneira de
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desenvolver a interpretação está no constante exercício
da leitura em voz alta, variando a intensidade de voz e ritmo da locução.
Quando você varia a dinâmica e a intensidade, sua
leitura fica com mais colorido. Da mesma forma que um pianista interpreta a
música de uma partitura com velocidade e dinâmica próprias, o locutor
também deve interpretar o texto da mesma forma. Grave o que você lê para se
auto-avaliar posteriormente. A imagem que o rádio não possui é substituída
pelo som, assim, o ouvinte dobra sua atenção quando o locutor começa a
falar. Para uma boa interpretação, cabem o carisma e a identificação com o
ouvinte.
Falta de dicção: É desagradável ouvir um locutor
“comendo” letras ou pronunciando mal as frases. Afinal, o objetivo de um
profissional de rádio também é ser bem compreendido no que diz. A omissão
das letras finais de algumas palavras faz com que os ouvintes não tenham
uma compreensão efetiva do que foi falado. Procure ouvir-se melhor quando
fala, a fim de detectar possíveis erros de omissão de letras, como “S”,
“N”, “E”, “R” e “L”. Textos
parciais copilados do livro; Rádio: a mídia da emoção. Jornalista Léo.
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