terça-feira, 30 de dezembro de 2014

CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA
Conviver bem é uma bênção.
Nosso viver bem depende da boa convivência.
Para sustentar a boa convivência, precisamos de algumas condições: de benevolência, de elevação do outro, cuidado, doação de si mesmo, de lazer e de liberdade.
A DOAÇÃO é a mais alta forma de amor que chamamos de ágape, ou amor sem esperar recompensas, vantagens, interesses. Quanto mais servimos mais nos elevamos.
LAZER. Trabalhar a vida inteira e ver cara sisuda o tempo todo ninguém agüenta.
Saber divertir-se juntos, criar tempos de distensão, ter um hobby, fomentar o bom humor e o riso são remédios e soluções para uma família saudável. Passeios, caminhadas, visitas, festas, confraternizações tornam a vida agradável e prazerosa.
CAUSAR ALEGRIA PARA OUTRO, surpresas agradáveis, é um jeito bonito e sensível de amar e conviver.
LIBERDADE. É respeitar as ideias, convicções e diferenças do outro. Conviver com o diferente e aprender com ele, eis a sabedoria. Toda posse, domínio, autoritarismo, poder sobre o outro são prejudiciais. Controlar, proibir, agredir, desconfiar são pecados contra a liberdade e comprovam a imaturidade.
O CIÚME DOENTIO é um desrespeito à liberdade, porque acaba em controle do outro.
CASAMENTO NÃO É PRISÃO, nem corrente que amarra, sufoca e imobiliza o outro, proibindo a expressão de sua identidade, autonomia e consciência.
LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE, eis o caminho do bom senso e de boa convivência. Sermão do Dom arcebispo Orlando Brandes, seleção do Jornalista Léo – Leopoldo Miglióli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário