sexta-feira, 10 de outubro de 2014

PH SIGNIFICA POTENCIAL HIDROGENIÔNICO
Vida marítima em perigo pelo grau de acidez, conceito introduzido em 1909 pelo químico dinamarquês Soren Peter L. Soreisen.

O pH dos oceanos do mundo aumentou 26% em média nos últimos 200 anos, ao absorver mais de um quarto das emissões de gás carbônico geradas pela atividade humana, adverte um relatório publicado, em Seul, na Coreia do Sul.
O documento destaca a gravidade do fenômeno, que apresenta rapidez sem precedentes e impactos variado, que seguirá aumentando nas próximas décadas.
A acidez dos oceanos varia naturalmente ao longo do dia, das estações do ano, do local e da região,
mas também em função da profundidade.
Alguns trabalhos desenvolvidos sobre o assunto revelam que a fertilidade de certas espécies é muito sensível à acidificação, enquanto outras são mais tolerantes.
O relatório destaca o impacto socioeconômico já visível em algumas regiões: na aquicultura nos EUA e na criação de ostras em Florianópolis, Santa Catarina.

“O documento destaca a gravidade do fenômeno, que apresenta rapidez sem precedentes e impacto variado que seguirá aumentando nas próximas décadas”, segundo Convenção sobre a Diversidade Biológica.
Leopoldo Miglióli.



Nenhum comentário:

Postar um comentário