sexta-feira, 31 de outubro de 2014

HIERARQUIA DA IGREJA CATÓLICA
Mais rígida que a estrutura militar. Disciplina, comportamento, consciência comunitária, fiscalização, firmeza de caráter!
Eis alguns dos itens vigentes nessas organizações.
O posto supremo da igreja católica é ocupado pelo sucessor de São Pedro. Depois vêm o Cardeal, Arcebispo, Bispo, Padre e Diácono. Vejamos cada um de per si.

1.      Papa: Sucessor do apóstolo Pedro e referência em toda a igreja.
2.      Cardeal: Assessor mais direto do papa. Eles são escolhidos pessoalmente pelo Santo Padre. Para ser cardeal, é obrigatório ser bispo ou arcebispo.
3.      Arcebispo: Referência de unidade regional da Igreja.
4.      Bispo: Tem a missão de pregar o evangelho, administrar os sacramentos e governar a diocese.
5.      Padre: Prega o evangelho, administra os sacramentos e governa a paróquia.
6.      Diácono: Prega o evangelho, batiza e celebra o matrimônio. Há o diácono transitório (pretende tornar-se padre) e o permanente (pode ser casado).

A escolha de um novo bispo – com a vacância do cargo de Bispo em Blumenau, em outubro de 2014, foi preciso nomear outro.

Quando uma diocese está sem bispo, há duas opções para se preencher a vaga: a transferência de um Bispo de outra diocese ou a ordenação de novo bispo. Confira:

Transferência do bispo de Blumenau
-Estando vaga a função do bispo da diocese de Blumenau, a nunciatura apostólica (espécie de embaixada do Vaticano no Brasil) pede que cada um dos 10 bispos de Santa Catarina indique três nomes que possam assumir, sejam eles atuantes no Estado ou não. Outras dioceses também podem ser consultadas.
-De posse das indicações a nunciatura seleciona três bispos, que são encaminhados para a Congregação dos Bispos no Vaticano. Este grupo escolhe um nome, que é levado ao papa. Se o pontífice estiver de acordo, assina a nomeação.

Ordenação
-A nunciatura apostólica questiona os bispos de Santa Catarina e também de outras dioceses sobre indicações de padres que possam ser ordenados bispos.
-Em acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a nunciatura define o nome de um candidato.
-Escolhido este nome, é feito um amplo questionário sobre o candidato. São ouvidos bispos, padres e até leigos.
Se o sacerdote é aprovado, o próprio núncio apostólico faz o convite ao escolhido – todo o processo é mantido um extremo sigilo, até mesmo para o nome indicado. Leopoldo Miglióli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário