quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ESCREVER É COMO ANDAR DE BICICLETA
Quanto mais escreve mais aperfeiçoa o “script”. De bicicleta, quanto mais se anda mais habilidade adquire; e bicicleta parada não se mantém em pé.
Então reescreva, o original do texto, a seguir:

REESCRITURA
Texto de principiantes, com muitos erros
Hoje em dia as garotas que moram em grandes cidades e em cidades pequenas atualmente não são mais inocentes para ser seduzidas porque a mentalidade das pessoas mudaram bastante e também nas revistas, jornais e na televisão vemos a toda hora debates que falam sobre o sexo. É por causa disso que eu acho que na minha opinião um rapaz não seduz uma moça, então o rapaz não pode ser condenado por um motivo que a moça já tem experiência para saber o que que é certo e o que que é errado.

Comentários:
1.                  Atualmente e hoje em dia tem o mesmo significado, portanto não devem ser repetidos no mesmo período.
2.                  Cidades grandes e cidades pequenas abrangem todas as cidades; logo usemos só cidades.
3.                  A mentalidade mudou; logo, a mentalidade das pessoas mudou
4.                  Em enumerações, quando se usa uma preposição no primeiro termo, ela deve anteceder todos eles ou somente o primeiro. (Nas revistas,
nos jornais e na televisão ou nas revistas, jornais e televisão)..
5.   Debater sobre algo já significa falar sobre algo; logo, a repetição é desnecessária.
6.   Quando você diz alguma coisa, esta já é a sua opinião. Evite usar repetidamente eu acho, na minha opinião, para mim, a meu ver, etc.
7.   A expressão por um motivo que não indica causa. Nestes casos, podemos usar já que, em virtude de, uma vez que, etc.
8.   Os segundos quês podem ser retirados: saber o que é certo e o que é errado. Pode-se usar o verbo distinguir: distinguir o certo do errado; ou distinguir o que é certo do que é errado.

O texto original apresenta repetições desnecessárias, entre outros problemas, o que atrapalha a comunicação da mensagem. Observe como ele foi reescrito.
Texto reescrito: o mesmo assunto bem escrito.
As moças da cidade, atualmente, não são mais inocentes para serem seduzidas porque a mentalidade das pessoas mudou bastante. Nas revistas, nos jornais e na televisão, vemos, a toda hora, debates sobre o sexo. Por essas razões, não se pode dizer que um rapaz seduz uma moça e, portanto, não se pode condená-lo já que esta tem experiência para distinguir o que é certo do que é errado. Seleção do Jornalista Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário