segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ENERGIA EÓLICA TORRESANI
 A capacidade instalada para a geração de energia eólica no Brasil cresceu 52,2%, somente em 2014. O crescimento de projetos e análises dos ventos no Brasil vem crescendo; é o tipo de energia que mais tem projetos em aprovação junto a Aneel, órgão que os registra e os aprova.
Brevemente a energia eólica será um dos principais geradores de energia do Brasil. A participação do Sul em relação ao País na geração total de energia está assim distribuída: Santa Catarina, 5,78%; Rio Grande do Sul, 7,12%; Paraná, 14,12% do total gerado. Os três estados têm um potencial de geração de energia hidráulica já conhecido com muitas pequenas centrais hidroelétricas (PCHs) e a energia eólica, agora, apresenta-se como o grande potencial de desenvolvimento, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
A Torresani Energia, de Blumenau , já conta em seu portfólio com três PCHs em Santa Catarina e uma no Rio Grande do Sul.
Está construindo uma em nosso estado e outra no Mato Grosso, além do desenvolvimento de oito outros projetos.
Temos, em Blumenau, uma das poucas empresas
do Brasil que administra e opera empresas de geração de energia, a Eletrisa.
A energia eólica tem como característica o baixo impacto ambiental e a sua cadeia industrial em pleno desenvolvimento, possibilitando um índice de nacionalização de mais de 60%, com as mais novas tecnologias desenvolvidas no mundo. A energia do vento é muito importante, pois, complementa a geração hidráulica, todas sem emissão de carbono, podendo, inclusive, beneficiar-se da venda de compensação de carbono no mercado mundial.
O futuro pode contar com muitas torres eólicas apontando para as paisagens do Brasil, predominantemente no Nordeste e no Sul.
Nosso País tem um dos maiores potenciais de geração hidráulica e eólica do mundo e, se o governo ajudar que esse potencial seja desenvolvido – e não as térmicas, que são muito poluentes, mas é o que tem acontecido nos últimos anos –, seremos uma nação com energia sustentável e limpa. Essa seria uma grande herança que deixaríamos aos nossos filhos e netos. Valter Luiz Torresani – “A energia eólica tem como característica o baixo impacto ambiental”. Seleção de Leopoldo Miglióli – Jornalista Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário