quarta-feira, 15 de outubro de 2014

CRIANÇA HIPERATIVA
TDAH exige atenção e carinho dos pais
Nas escolas de todo o mundo, é comum haver, pelo menos, um aluno que apresente transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Essa criança sofre para conviver com os coleguinhas ou não conseguir absorver os conteúdos ensinados pelo professor.
Em casa, a situação não muda muito de figura! Os pais tendem a ficar enlouquecidos com o comportamento inquieto do pequeno ou com a desatenção ao ajudá-lo a fazer o dever de casa. É cansativo ter um filho assim!
Porém, não é preciso desespero. Artigo de capa da Revista Saúde PROTESTE justamente aponta que há luz no fim do túnel. O grande problema é que muitos pais a aceitar que se filho tem problema e, assim, adiam a ida ao médico. E somente um neurologista, psiquiatra ou psicólogo será capaz de bater o martelo, confirmando que a criança realmente sofre desse transtorno e que precisará de ajuda especializada.
Uma vez o diagnóstico confirmado, entra em cena outro dilema familiar: medicar ou não?
O tratamento do TDAH é multidisciplinar.
Inclui psicoterapia, fonoaudiologia e até auxílio de
nutricionista. Em alguns casos, isso já traz uma grande melhora.
Mas o TDAH é deficiência de ordem neurobiológica, em que há o comprometimento de neurotransmissores. Por isso, muitas vezes, é necessário, sim, que a Ritalina atue no cérebro para ajudar no ajustamento desses neurotransmissores.
No entanto, o nosso alerta é: cuidado para seu filho não ser medicado sem necessidade. Afinal, o Brasil é vice-campeão mundial no uso de Ritalina. Nosso artigo vem reforçar que os pais necessitam dar aos filhos um acompanhamento médico minucioso, até que finalmente a prescrição desse medicamento se justifique. Isso porque, infelizmente, crianças são erroneamente diagnosticadas... Mas, se a Ritalina for bem prescrita, você mesmo vai perceber os avanços: seu filho vai ter maior controle da impulsividade e mais concentração para estudar e realizar outras tarefas.
Isso pode ser visto no depoimento de um pai. Queremos mostrar a quem passa pela mesma situação que a superação do TDAH é algo totalmente possível. Basta ter paciência e amor para ajudar no êxito do tratamento. Continua. Seleção Leopoldo Miglióli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário