sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CARTÓRIOS DE REGISTRO DE NASCIMENTOS (01)
Multiplicação de nomes iguais.
Alguns de origens de celebridades, outros de pontos geográficos ou de parentes; os mais bizarros são encontrados em Cartórios de Registro de Nascimento.
Muitos Zé, Marias, Cidas. Feito um levantamento sobre eleitores do maior Estado da federação e maior contingente de votantes, podemos constatar que:
Dos oito milhões de eleitores registrados em São Paulo, muitos vindos de outros Estados, as Marias Aparecidas chegam a 112 mil, as Marias de Lourdes, a 70 mil; e as Marias da Conceição, a 19.600. As Madalenas também representam um bom número: são 6.200, mas perdem para as Marias Josés (homenagem à Virgem Maria e a São José, simultaneamente), que são 30 mil. Santa Teresinha de Jesus também tem muitos devotos: a prova são as 6 mil Teresinhas de Jesus registradas no TRE. As Reginas e Reginas Coell (Céli) (o que significa rainha e rainha do céu, em latim) ainda são muito escolhidas pelos pais: elas são 21 mil e 500. Ainda como homenagem a santas, temos as Isabel – 23 mil – e as Luzias – 6.600.
Mas não é apenas por causa de promessas e novenas que as crianças recebem determinados nomes. Uma prova são as Ângelas Marias registradas no TRE – 16 mil, a grande maioria confirmando a admiração pela cantora, registrada a partir de 1950. Quando os nomes femininos não têm relação com santas ou não estão ligados diretamente ao sucesso artístico de alguém, a tendência é acompanhá-los com um nome religioso. Daí as muitas Sônias Marias – 15 mil -, Sônias Aparecidas – 4 mil Sônias Reginas - 4 mil e 900 – e há ainda as Franciscas (uma homenagem adaptada a São Francisco) – 13 mil.
De todos os santos do calendário, São José é o preferido dos brasileiros. A conclusão foi tirada dos arquivos do TRE, que registram 687 mil e 400 Josés, sem contar os Josés Robertos, Josés Luiz, Josés Carlos, Josés Antônios, etc. O segundo santo em preferência popular é São João: Há 285 mil e 600 eleitores chamados João, sendo que os Joões Batistas formam um grupo à parte, com 3 mil e 300. Ainda entre os santos, destacam-se Pedro, 96 mil e 800, Paulo 88 mil e Francisco 112 mil – o próximo trabalho se ocupa de POLÍTICOS. Leopoldo Miglióli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário